Spazio Marine Hotel Muraski Imóveis Pousada do Sol
Pesquisar
...
 
Informações
... Cidade
... Como Chegar
... Esportes
... Turismo
... Galeria de Fotos
 
Endereços
... Clube
... Construtora
... Hotel
... Imobiliária
... Internet
... Lanches
... Pousada
... Cad. de Empresas
 
Notícias
... Destaques
... Esportes
... Geral
... Policial
... Política
... Rápidas
... Turismo
 
Serviços
...Imóveis
...Tábuas das Marés
...Previsão do Tempo
...Previsão das Ondas
...Cadastre-se
...Contato
 
Geral
14/01/2014 :: Câmeras de monitoramento reforçam segurança em Guaratuba
Fonte: Jornal de Guaratuba
Em Guaratuba, dezesseis dispositivos que identificam pessoas e placas de automóveis auxiliam o trabalho da Polícia Militar.

Nesta temporada, Guaratuba teve reforço para promover a segurança de moradores e veranistas. A instalação de 16 câmeras de monitoramento ajudou a Polícia Militar nas ações de segurança até nas comemorações de Ano-Novo.

A iniciativa já começou na temporada anterior em fase de teste. Agora, a intenção do Secretário de Assuntos Jurídicos e Segurança Pública da cidade, Jean Colbert Dias, é fazer um sistema amplo e interligado que ajude na segurança da cidade. “Como Guaratuba tem um território extenso e uma população que infla em algumas épocas do ano, fazer o sistema de segurança com câmera ajuda a equilibrar a falta de policiamento em todos os espaços”, explica Jean.

As imagens das câmeras são enviadas para o Centro de Controle Operacional, onde funcionários da prefeitura e policiais monitoram o que acontece. Ao sinal de alguma ocorrência, a viatura mais próxima ao local é enviada para resolver a situação. Além disso, as imagens gravadas ajudam no reconhecimento de pessoas envolvidas com crimes. O monitoramento também auxilia no reconhecimento de pessoas e locais de tráfico de drogas.

Como parte do projeto, foram instaladas câmeras de reconhecimento de placas de carro nas entradas da cidade e equipamentos que monitoram os trajetos dos carros da prefeitura. “Depois disso, estamos gastando menos em gasolina até”, diz o secretário Jean. Dezesseis prédios públicos da cidade receberam alarmes que sinalizam qualquer movimento fora do horário padrão de funcionamento do local.
Segundo Jean, a iniciativa ajudou a diminuir a quantidade de vários crimes. “Foram menos assaltos a lojas e com certeza menos pichações em locais públicos”.

O Capitão da Polícia Mi¬litar César Kamukawa, que acompanhou as operações na região, afirma que a iniciativa ajuda o trabalho da polícia. “Em um caso de assalto a caixa eletrônico, o sistema ajudou a identificar o veículo, o que possibilitou na prisão de parte da quadrilha”. Além disso, permite a identificação e problemas nos foliões de Ano Novo e Carnaval.

Impressões

O sorveteiro Salvador Leonel, morador da região, comenta que gostou da ação. “Consegui perceber que tem menos trombadinha na cidade, principalmente durante a temporada. Agora a polícia chega mais rápido, traz mais segurança”.

Já os turistas Lilian Souza e Kleber Luis Gonçalves da Silva, ambos professores vindos de São Paulo, acham que as câmeras não vão necessariamente ajudar na segurança. “Eu não me sinto mais segura só por causa das câmeras”, diz Lilian.
:: Voltar ::
:: Indique esta notícia para um amigo(a)
:: Envie seus comentários a respeito desta notícia
Veja todas as notícias
| Destaques | Geral | Esportes | Policial | Política | Turismo |
Copyright © 1998 - 2008 Bruc Sistemas para Internet Ltda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Bruc Internet
Patrocinadores